Operação: cortinas!

12 jan

Se queremos ter uma bonita decoração para nossa casa, nada mais justo do que cuidarmos de tudo com carinho.

A manutenção é a parte mais chata, eu sei, mas é necessária.

E não adianta negar, na maioria das casas, quem fica responsável por tudo somos nós, mulheres. Seja para nós fazermos ou pagarmos para alguém que faça, a culpa é sempre nossa. (risos)

Ano novo aqui em casa combina com cortinas limpas!

Para quem prefere lavá-las em casa, assim como eu, dê preferência às cortinas de tecidos sintéticos aos de fibras naturais, com tramas muito abertas, por exemplo.

Para um bom resultado, coloque as cortinas de molho e deixe por pelo menos 30 minutos. Descarte a água desta primeira lavagem e repita o precesso, deixando-as de molho de um dia para outro. Aí sim, finalize a lavagem.

Quando eu falo de lavar cortinas em casa não significa ficar sofrendo no tanque, esfregando mundos e mundos de tecido, por favor! Estou me referindo à colocar tudo na máquina de lavar, finalizando todas as etapas, inclusive a centrifugação. Por isso falei em dar preferência aos tecidos mais resistentes. Muito mais praticidade e menos escravidão!

Quanto à secagem, aí sim deve-se seguir o processo natural e não à máquina. Além disso, a secagem deve sempre ser à sombra. Uma dica que eu dou para esta etapa é pendurar as cortinas de volta para secarem nos próprios trilhos. É muito mais fácil! Desta forma, elas ficarão esticadas, à sombra, lindas e cheirosas. Mas por favor né, escolha um dia quente e de muito sol, caso contrário, ficarão cheirando à môfo!

Outro ponto importante que vale ressaltar, principalmente para as pessoas que optam por mandar confeccionar cortinas ao invés de comprá-las prontas, é o fato do encolhimento depois da lavagem. Para evitar surpresas futuras, todo tecido deve ser molhado (pré-lavado) antes de qualquer tipo de confecção e com as cortinas não é diferente.

Obs: para as cortinas que contém ilhóses, os mesmos deverão ser retirados antes de ir à máquina.

Apesar de eu não ser uma profissional da área (risos), espero ter contribuido para alguma coisa. Beijos, beijos…

E mesmo com todo meu esforço, tem gente que ainda prefere tirar proveito da situação:

A caçulinha, Zara.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: