Painel de recados com rolhas de vinho

21 mar

Existe um mundo infinito de possibilidades à se fazer (leia-se: à se criar) com rolhas de vinho.

Há um certo tempo, uma amiga me disse que estava guardando rolhas de vinho, para depois reaproveitá-las e eu gostei da ideia. Afinal, gosto de todas as ideias que se referem à reutilização.

Esta amiga completou seu mundo de rolhas necessárias para realizar seu projeto que tinha em mente e meu montinho de rolhas, nada de crescer. É, acho que gosto mais das rolhas do que dos vinhos, confesso.

Então esta amiga teve a bondade de me ajudar a fazer crescer meu montante de rolhas. Sim, amigas são para essas coisas também. (risos)

Desta forma, pude colocar em prática a minha ideia: confeccionar um painel de cortiça com rolhas de vinho!

É claro que, se todas estas rolhas utilizadas fossem provenientes de garrafas de vinhos tomadas por mim e se em cada uma delas eu pudesse ter uma história para contar, um momento para relembrar, seria infinitamente mais legal. Mas… Em contrapartida, eu demoraria anos para tal feito. Geminiana e impaciente que sou, não pude esperar! (risos)

Como eu já sabia onde eu queria pendurar o painel, confeccionei-o de acordo com o tamanho da parede. Portanto, distribuí as rolhas no chão, da maneira como eu gostaria que elas ficassem dispostas para assim eu poder medir o exato tamanho final.


_______________________________________________________________________

Com o tamanho desejado em mãos, fui até uma loja de molduras e pedí para que fizessem um quadro, com a moldura escolhida por mim, que por sinal ficou linda com a decoração da minha casa. O espaço deixado para a suposta gravura do quadro, deveria ter o tamnaho final das rolhas dispostas no chão. Acho que deu pra entender…

Voltei com o quadro para casa e fui colando, pacientemente, rolha por rolha. Em relato, o trabalho parece ser bem mais difícil do que realmente é, de fato. Na prática, não tem muito segredo. E nem deve-se seguir regras também. Afinal, a criatividade de cada um, é de cada um.

Acredito que o único segredo é usar e abusar da cola, para você não correr o risco de perder suas rolhas com o passar do tempo.

Para realizar este trabalho, a melhor cola é a branca e não a cola quente, como muitas pessoas pensam. Molha-se bem as rolhas e o quadro e deixe-os secar, deitados no chão, por no mínimo, 2 dias.

E então? Gostaram do resultado? Modéstia à parte, eu amei! (risos)

Uma excelente quarta-feira! Beijos, beijos.

Anúncios

12 Respostas to “Painel de recados com rolhas de vinho”

  1. Rosalia 21/03/2012 às 14:24 #

    adorei o quadro, muito criativo e bonito. Vc usou algum verniz de cobertura? pensei que facilitaria a limpeza…parabens, bjs

    • mariamazzer 21/03/2012 às 14:42 #

      Oi Rosalia. Obrigada pela visita. Então, não usei, não. Mas é uma boa ideia! E acho que ainda dá tempo de colocá-la em prática! Beijo.

  2. Luiza Hauly 21/03/2012 às 19:55 #

    Que lindo Maria!!!!!! ..mas antes de tudo, haja vinho hahahahahah parabéns, adorei.

  3. CAROL 23/03/2012 às 12:44 #

    Mafer…eu já conhecia esse seu mural de rolhas e adorei a sua idéia..inclusive eu tb tenho esse costume de guardar rolhas ..e confesso que tem que beber mto ainda pra fazer um desse tb..ahh e todas as pessoas que eu conheço que guardam as rolhas sempre cito seu mural de exemplo…pois é mto bacana!!!
    PS: de fazer a propaganda um casal de amigos disse ter encontrado porta -retrato nesse estilo..rssrsr..

    Beijos amiga!!!

    • mariamazzer 23/03/2012 às 14:37 #

      Que legal! Agora, qdo vc falar sobre as rolhas, diz para visitarem o blog e verem o resultado, rs. Já ví muitas coisas feitas com rolhas de vinho, daqui uns dias coloco ideias de outras pessoas tambem. Beijos, bom final de semana.

  4. Mônica 11/04/2012 às 17:29 #

    Ameiiii o mural!!!!! eu tenho milhões de rolhas na minha casa, morei em Barcelona e colecionei várias, tive que abandonar algumas por lá pois pesava muito na mala rsrs. Quero fazer de presente pro meu marido. A cola que vc usou é qual tipo de cola branca? vc sabe quantos centímetros tem o seu? Obrigada! Ameiiiiii eu blog!! Bjos Mônica

    • mariamazzer 11/04/2012 às 23:58 #

      Oi, monica. Obrigada pela visita. Entao, o meu painel, a parte das rolhas mede 38cm X 82cm e foram usadas 342 rolhas. A cola, é aquela branca mesmo, escolar. Que legal, queria ter mais rolhas! rs. Beijos e volte mais vezes!

  5. marinalanzoni 16/04/2014 às 10:35 #

    Adorei a ideia.
    Estou com zilhões de rolhas em casa e estava procurando uma boa ideia como essa.
    Gostaria de saber como esse mural está hoje.. digo, com o passar do tempo as rolhas foram caindo? Ou a cola branca dá conta mesmo?
    Parabéns por compartilhar ideias e projetos lindos.

    • mariamazzer 16/10/2014 às 15:23 #

      Oi, Marina! A cola branca dá conta MESMO! Diferente da cola quente, que resseca com o tempo. Pode apostar na cola branca! Beijo.

  6. Cristiane 14/07/2015 às 19:33 #

    Você cortou as rolhas ao meio? Fico pensando que colar as rolhas inteiras deve ser uma tarefa difícil de ser feita… Estamos querendo fazer uma parede revestida com rolhas…

    • mariamazzer 15/07/2015 às 14:03 #

      Oi, Cris. Penso que cortar as rolhas ao meio seja bem trabalhoso… Neste painel eu usei as rolhas inteiras mesmo. Mas como se trata de um painel, pude besuntar as rolhas com bastante cola branca e deixar o painel deitado, secando, por uns dois dias. No caso de fazer em uma parede não imagino como isso poderia funcionar, pois penso q a cola escorreria pela parede… Seja lá o que vocês forem fazer, depois me conta? (risos) Beijos e obrigada pela visita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: